Desde o ano passado, empresa oferece também modelo home based – em que o franqueado faz as vendas de casa.
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Uma franquia de equipamentos pra captação da energia solar cresceu 80% no ano passado.
A arrancada veio com os seguidos aumentos da tarifa de energia elétrica e com a popularização do modelo home based – em que o franqueado faz as vendas de casa.
A família do Luis Otávio Colaferro estava certa quando apostou na energia solar em 2009.
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Os primeiros clientes eram da área de agrobusiness. Em 2015, houve uma grande procura pelos sistemas solares por pessoas físicas e empresas.
“Então a gente buscou um formato que atendesse, um parceiro que pudesse fazer a venda e a instalação muitas vezes do sistema.
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E isso através do modelo de franquia realmente fez sentido", afirma Colaferro.
José Guilherme Novaes, por exemplo, deixou o emprego como executivo numa grande
empresa para investir na primeira franquia em 2017.
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Hoje tem 3 unidades. Apostou todas as fichas nesse mercado que não para de crescer no Brasil, mesmo com a pandemia.
O gerente de projetos Nilson Aoki conta que gastou R$ 30 mil para instalar 16 placas solares em casa, A previsão é recuperar o investimento em 5 anos.
“Eu gero energia aqui, consumo, e o que sobrar vira saldo de kilowatt/hora. E eu pago os tributos, iluminação pública, e os impostos estaduais e municipais normal", explica.
Foi pensando em clientes como o Nilson que a empresa do franqueador Luis Otávio deu mais um passo na expansão no ano passado.
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Formatou um novo segmento no negócio: o modelo de franquia home based, que tira muitas responsabilidades técnicas do franqueado e faz com que ele assuma muito mais um papel comercial, sem necessidade de contratar equipe.
Com investimento inicial a partir de R$ 15 mil, a novidade fez a rede crescer 80% do ano passado para cá.
A rede já tem 100 unidades franqueadas em funcionamento, em 90 cidades. Até o fim do ano, a meta é chegar a 250, com a ajuda do novo modelo home based.
Fonte: g1