Concessionárias de Veículos Investem em Energia Solar
![](https://static.wixstatic.com/media/e04b8d_83f627d04a2143299eaef4fe5d07dd28~mv2.jpg/v1/fill/w_144,h_82,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/e04b8d_83f627d04a2143299eaef4fe5d07dd28~mv2.jpg)
Imagem: Divulgação
O uso de energia solar fotovoltaica em concessionárias impulsionam a rentabilidade, reduzem o custos operacionais e contribuem com a sustentabilidade do planeta.
A otimização de custos está no foco de atenção das concessionárias de automóveis em todo o Brasil, enquanto a energia elétrica é considerada um insumo essencial, especialmente nos centros de revisão e manutenção veicular.
![](https://static.wixstatic.com/media/e04b8d_b71cf0edc0ba4829a1a8ca83fbb59852~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_96,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/e04b8d_b71cf0edc0ba4829a1a8ca83fbb59852~mv2.jpg)
Imagem: Divulgação
Ao realizar o investimento em energia solar, empresas do setor podem alcançar até 95% de economia na conta de energia elétrica, levando a uma redução de custos que torna o negócio mais rentável e aumenta o volume de recursos disponível para novos investimentos em outros departamentos.
Além disso, a energia solar em concessionárias fomenta a sustentabilidade. Isso porque o sol é uma fonte limpa, segura e renovável, fazendo da geração de energia fotovoltaica um processo sem emissão de gases nocivos à atmosfera, como o CO2.
Exemplo desses benefícios é a rede de concessionária do Grupo Vigorito, de São Paulo (SP).
Em 2020, as lojas de Mauá e Santo André, foram implementados os sistemas fotovoltaico com potência de 59,94kWp na primeira fase, considerando dobra sua geração nos próximos meses.
Energia fotovoltaica é solução para o crescimento da mobilidade elétrica no planeta
A energia elétrica também é o insumo essencial para a transformação que vem ocorrendo no mercado automotivo graças à mobilidade elétrica e veículos autônomos.
Veículos elétricos e híbridos já estão circulando pelas ruas do Brasil, e a tendência é que cada vez mais concessionárias comercializem modelos do gênero.
Assim, é necessário adaptar a infraestrutura dos estabelecimentos não apenas para receber carregadores elétricos, mas dispor de eletricidade com custos competitivos para alimentá-los sem impacto financeiro na empresa.
![](https://static.wixstatic.com/media/e04b8d_c25740183b324b7c84b84a1f520c4876~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/e04b8d_c25740183b324b7c84b84a1f520c4876~mv2.jpg)
Imagem: Divulgação ( Autoesporte )
Diante da nova demanda, a energia fotovoltaica igualmente é capaz de dar suporte à atualização tecnológica, possibilitando que as cargas energéticas sejam feitas com economia, eficiência e sustentabilidade.
A Scania iniciou na Suécia testes com um caminhão movido a energia solar. A marca instalou painéis solares em um semirreboque acoplado a um cavalo-mecânico.
Segundo informações da fabricante, o uso de energia fotovoltaica poderá contribuir para a redução do consumo de combustível em até 10% se o modelo rodar apenas em território sueco.
O caminhão será utilizado pelo transportador sueco Ernst Express. O reboque é revestido de células fotovoltaicas com 18 metros de comprimento.
A área total dos painéis, incluindo as laterais do veículo, é de 140 m².
![](https://static.wixstatic.com/media/e04b8d_ef23e9b7d8224dbb9252eaea7e503a7f~mv2.jpg/v1/fill/w_139,h_78,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/e04b8d_ef23e9b7d8224dbb9252eaea7e503a7f~mv2.jpg)
Imagem: Divulgação - Caminhão Scania híbrido com motor elétrico alimentado por energia fotovoltaica
Líder de Tecnologia e Design de Veículos da Scania, Eric Falkgrim diz que as células solares foram empregadas anteriormente em barcos.
“Mas apenas para alimentar equipamentos auxiliares, como geladeiras e fogões e não o powertrain”, diz.
A Scania informa ainda que, ao rodar em locais com grande incidência de luz solar, a redução do consumo pode chegar a 20%.
A expectativa é que o sistema gere o equivalente a 14.000 kWh de energia elétrica por ano.
![](https://static.wixstatic.com/media/e04b8d_ebb706ce2ed044439787da01e0227ee6~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/e04b8d_ebb706ce2ed044439787da01e0227ee6~mv2.jpg)
Imagem: Divulgação
O sistema gera eletricidade para alimentar um motor elétrico. Ou seja: trata-se de um caminhão híbrido, com motor a combustão e elétrico.
A marca não revelou quantos quilômetros o caminhão poderá rodar no modo 100% elétrico.
Além de economizar combustível, o semirreboque poderá fornecer energia para uma pequena rede elétrica. Isso quando o veículo não estiver em uso.
A Scania informa que essa tecnologia poderia ajudar os moradores de regiões afetadas por desastres naturais, por exemplo.
Fonte: uol