Modelo desenvolvido em parceria com a Sharp começou a rodar pelas redondezas de Tóquio em julho; resultados devem ser divulgados em 2020.
Uma das maiores barreiras para que os modelos de carros elétricos alcancem um mercado tão grande quanto o dos veículos de combustíveis tradicionais é o reabastecimento.
Em parceria com a Sharp e o governo japonês, a Toyota começou a testar desde julho, no Japão, um veículo movido exclusivamente a energia solar. A ideia é que o modelo eletrificado dispense recargas na tomada e possa rodar para sempre abastecido apenas pela luz do sol.
Para os testes, a Toyota instalou painéis solares ultrafinos (com 0,03 mm de espessura) desenvolvidos pela Sharp sobre o teto, capô, tampa do porta-malas e em outras partes de um Prius PHV (uma versão elétrica do modelo vendida no Japão) e produziu um carro de demonstração para ensaios em vias públicas.
Ao aumentar a eficiência do painel solar expandindo sua área, a Toyota conseguiu atingir uma potência nominal de geração de energia de cerca de 860 W, o que é aproximadamente 4,8 vezes maior em comparação com o modelo comercial Prius PHV (equipado com um sistema de carregamento solar quando o veículo está estacionado).
Sem previsão Apesar da iniciativa, a própria Toyota admite que ainda não qualquer previsão de o carro movido a luz solar chegar ao mercado. A expectativa é que ao fim dos testes previsto para terminar só em 2020, o veículo consiga manter uma autonomia média de 50 km por dia. No futuro, a aposta da Toyota seria de lançar o carro solar em países onde o clima ensolarado predomina, como a Califórnia e o oeste da China, e até mesmo no Brasil.
Já é tendência
Em agosto deste ano, a Hyundai começou a vender na Coreia do Sul uma versão do Sonata híbrido (da foto abaixo) cujo teto é recoberto por um painel solar. Segundo a marca, a tecnologia permite que até 60% da bateria do carro seja recarregada caso o veículo fique exposto ao sol por seis horas.
Além do Sonata e do Prius PHV, que oferecem energia solar como fonte de recarga, existe também o luxuoso esportivo Karma Revero, com tecnologia similar.
A Ligthyear, uma startup holandesa, trabalha em um carro elétrico que também usa painéis solares no capô e no teto para auxiliar no processo de recarga das baterias.
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