Com otimizadores, baterias e carros elétricos, maior uso de corrente contínua nas casas evita perdas de conversão e gera economia, diz executivo.
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A SolarEdge, fornecedora mundial de inversores fotovoltaicos e desenvolvedora da tecnologia Smart Energy, apresentou a solução SolarEdge Home durante a feira Intersolar South America 2022, que aconteceu de 23 a 25 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo.
A solução consiste em um conjunto de dispositivos inteligentes de gerenciamento de energia, projetado para maximizar e automatizar o consumo de energia solar por meio de comunicação por tecnologia sem fio, bem como o armazenamento com baterias, que auxilia nas decisões de carregamento e programação.
A solução é composta por inversor, módulos de baterias e interface de backup, além do carregador de carro elétrico.
Gerenciado por meio de um aplicativo móvel e simples de usar, o SolarEdge Home sincroniza as necessidades de energia de todos os dispositivos conectados a fim de otimizar a economia e de reduzir as emissões de carbono dentro da residência.
Os produtos foram apresentados à FotoVolt por Yogev Barak, Chief Marketing Officer (CMO) global da SolarEdge, em um “tour” pelo estande da empresa na feira.
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Segundo Barak, a solução é completa para o gerenciamento da energia doméstica. “As pessoas querem mais controle de sua energia em casa porque os preços estão subindo, estão usando mais energia agora com veículos elétricos, e em muitos países a climatização de ambientes e aquecimento de água está migrando do gás para a eletricidade e as redes não estão em bom estado.
Esta é uma tempestade perfeita para as pessoas quererem controlar sua energia em casa.”
Outra vantagem de um sistema completo, que inicia por otimizadores de energia para cada módulo fotovoltaico, passando pelas baterias (não muito usadas hoje no Brasil, mas “com tarifas diferenciadas no futuro vão fazer mais sentido”, diz Barak), até o seu consumo, é que dentro da residência grande parte da energia é gerada, circula e é consumida em corrente contínua, sem necessidade de conversões.
“Os otimizadores de energia funcionam em c.c., a bateria funciona em c.c., o carregador de veículo elétrico também pode estar no lado c.c., então não são realizadas conversões desnecessárias de c.c./c.a., que geram perdas”.
No longo prazo, segundo o executivo, devemos voltar aos “dias de Edison” (Thomas Edison, 1847-1931), com tudo funcionando em corrente contínua, dado que a maior parte dos eletroeletrônicos modernos são “c.c. nativos”.
As perdas elétricas nas conversões, entre 2% e 3% para um ciclo de carga/descarga de baterias, se agregadas ao longo do ano, equivalem ao consumo de duas semanas inteiras da instalação. “Imagine isto durante décadas”, diz o CMO.
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No estande, o executivo destacou ainda soluções de sustentabilidade ambiental e governança (ESG) de energia renovável em diversos segmentos, tais como industrial, estacionamentos, usinas flutuantes e agro.
As inovações também incluem o inversor trifásico de 120 kW com tecnologia Synergy, que foi projetado para fornecer mais energia em instalações fotovoltaicas comerciais.
Trata-se de um recurso de pré-comissionamento que simplifica as instalações, enquanto o sistema também inclui recursos de segurança e proteção aprimorados.
Outro destaque foi a nova linha S-Series para otimizadores, agora disponíveis com a funcionalidade Sense Connect, recurso que estende a segurança contra arcos elétricos do sistema fotovoltaico ao nível do conector, em vez de apenas no nível da string.
Monitora os conectores do otimizador quanto a superaquecimento e, em caso de temperatura anormal, o inversor é desligado e um alerta é enviado automaticamente ao gestor, incluindo a localização do conector defeituoso, em uma plataforma de monitoramento.
A S-Series já contava anteriormente com um recusro chamado de SafeDC, que desliga automaticamente a tensão c.c. quando do desligamento do inversor ou da rede.
A empresa também exibiu na feira seu portfólio residencial para o mercado brasileiro, que inclui inversores monofásicos, solução de smarty energy e carregadores de carro elétrico.
Fonte: Fotovolt
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