Empresa de gestão de relacionamento com clientes adquiriu 280 mil MWh em D-RECs.
A Salesforce, empresa especializada em soluções de gestão de relacionamento com clientes, anunciou acerto para a compra de 280 mil MWh em certificados de energia renovável de pequenos projetos de energia, distribuídos ao longo dos próximos oito anos.
A negociação faz parte de estratégia de utilizar 100% de energia renovável em todo o mundo, incluindo suas operações no Brasil.
Imagem: Divulgação
O contrato foi assinado com a Powertrust, empresa agregadora de energias renováveis de alto impacto em todo o mundo, para aquisição de certificados de energia renovável distribuída (D-RECs), um mecanismo financeiro que permite a injeção de capital para projetos renováveis distribuídos de pequena escala.
A transação ajudará a desbloquear cerca de US$ 65 milhões em investimentos em nova capacidade solar, com expectativa de evitar mais de 50 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.
A aquisição de D-RECs da Salesforce se concentrará na compra de projetos em mercados não tradicionais.
No Brasil, o projeto que será viabilizado visa substituir antigos geradores a diesel por uma microrrede movida a energia solar em comunidade remota ao longo do Rio Amazonas.
A estimativa é reduzir o consumo de combustível em mais de 50%, beneficiando cerca de mil pessoas.
Outro projeto em mercado não tradicional, segundo a empresa, e que envolve microrrede solar, é em Nagaland, na Índia, onde uma comunidade montanhosa isolada receberá eletricidade pela primeira vez.
Além disso, haverá também um treinamento para os moradores usarem a energia na operação de descascadores de arroz.
Há ainda projetos na África Subsaariana, com instalação solar e de armazenamento de energia em hospital, e outra microrrede solar na região de Bornéu, na Malásia, que abriga 72% dos malaios rurais que não têm acesso à eletricidade.
Esse projeto no Sudeste Asiático inclui ainda instalação de microusina hidrelétrica.
Fonte: fotovolt
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