Depois de muitos questionamentos ao apresentarmos a SafeLeads, notamos que há um certo desconhecimento e equívoco quando abordamos conceitos como “leads”.
Pensando nisso decidimos elaborar materiais educativos para que as dúvidas vão embora e deem lugar a muito conhecimento e estratégias de negócio, então bora lá.
Imagem: divulgação
O lead é um potencial, alguém que já demonstrou interesse sobre seu negócio e produto, que provavelmente gostaria de ouvir mais sobre como sua empresa pode solucionar seu problema, tanto em termos de conhecimento quanto sobre ofertas de produtos/serviços.
Mas como o interesse do lead é demonstrado?
Geralmente, isso acontece quando o lead preenche as suas informações pessoais em um formulário para receber uma oferta de valor.
Informação que pode ser um conteúdo, avaliação, pedidos sobre produto/serviço ou para assinar sua newsletter (novidades em primeira mão).
Nesse contexto cada usuário (pessoa física ou jurídica) que clique no botão “Quero Orçamento” e preencha suas informações de contato, está disposta a saber mais sobre o produto e serviço que a XZSOLAR tem a oferecer.
A partir deste processo classificamos este usuário como LEAD ou seja uma oportunidade de negócio.
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Por meio destes dados valiosos o time de vendas da XZSOLAR deve estar engajado em responder o mais rápido possível e usar o tempo a seu favor, como assim? o tempo de resposta pode definir o fechamento de um contrato ou não ou ainda comentários negativos sobre a empresa.
Pesquisas sobre a experiência de compra da Forrester empresa norte americana que trabalha oferecendo soluções nesta área, apontam que:
73% dos consumidores afirmam que ter o seu próprio tempo valorizado é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode oferecer para realmente entregar um atendimento de qualidade.
53% dos consumidores tendem a desistir de uma compra quando não conseguem encontrar respostas rápidas para suas dúvidas.
Consumidores já estão acostumados a pesquisar diferentes empresas, fornecedores, comparar preços e buscar pela melhor condição.
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Entretanto, ao encontrar uma dúvida sobre um produto e fazer a mesma pergunta para diferentes negócios, 78% dos consumidores irão comprar da primeira empresa que responder suas dúvidas, frequentemente colocando o valor em segundo plano.
Dados mais que convincentes não é mesmo?!
O tempo de resposta se tratando de vendas é questão de fechamento ou não. Por isso realizar a gestão do atendimento, elaboração de propostas e orçamentos com eficiência tornou-se mais que necessária.
Outra situação comum é quando o lead é abordado por um membro da sua equipe comercial.
Ou este lead entre em contato via telefone pedindo informações, orçamentos, demonstrando interesse pelo o que vocês têm a oferecer, nestes casos também os classificamos como leads.
Agora que já entendemos o que é um lead você será capaz de enxergar estas oportunidades com outra perspectiva isso.
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Porque, especialmente quando falamos sobre processo de compra, é perceptível que não é feito de forma impulsiva, mas sim planejada.
Ou seja, com muita pesquisa e relacionamento com a equipe comercial. Ainda mais se tratando de um investimento de alto valor e com longa duração, já que é torna-se uma decisão muito importante para o cliente.
Fonte: www.enrgiasolarshop.com.br
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