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Programas ampliam uso de GD solar em bares e restaurantes

O aplicativo iFood e a cervejaria Ambev estimulam adesão de estabelecimentos à geração distribuída.

Imagem: Divulgação


Duas iniciativas recentes devem aumentar o consumo de energia via geração solar distribuída por bares e restaurantes.


A primeira foi anunciada pela empresa de aplicativo de entregas iFood, em parceria com a empresa de marketing digital Go Sinapse, que passou a disponibilizar para restaurantes que utilizam seus serviços de entrega o programa Melhor Energia.


A segunda é a expansão de programa já adotado pela Ambev há dois anos no Brasil.


No primeiro caso, cerca de 100 restaurantes já aderiram ao programa do iFood, o que deve gerar mais de R$ 109 mil de economia anual nas tarifas dos estabelecimentos.

Para aderirem, os restaurantes devem acessar o site ifood.melhorenergia.com.br e clicar em “simular desconto” e preencher o cadastro. A adesão ao serviço é gratuita e não há restrição aos restaurantes de todo o país.


Após registrar interesse, o programa analisa o perfil do consumo de energia do requerente e, em seguida, o restaurante é redirecionado para empresa parceira de geração distribuída que mais pode ajudá-lo com desconto na conta.


Imagem: Divulgação


Com isso, o interessado em aderir ao projeto assina um contrato e começa a usufruir de desconto de até 20% em até 120 dias.


O acordo funciona no modelo de geração compartilhada de usinas solares de empresas parceiras do Melhor Energia.


A segunda nova iniciativa envolve a Lemon Energia, startup que está coordenando para a Ambev um programa de GD para bares e restaurantes com contrato de fornecimento das bebidas do grupo.


Até o momento a Lemon já conseguiu a adesão de 2700 estabelecimentos e está lançando no momento nova estratégia para ampliar o escopo do programa.


Já com contrato com mais de 30 usinas em todo o país para gerar os créditos, a maior parte solares fotovoltaicas, mas algumas PCHs e usinas a biogás, a Lemon anunciou plano de expansão no Rio de Janeiro, onde precisará de mais parceiros com instalações de GD, de solar FV e demais fontes (biogás, PCHs, eólicas e outras), para cumprir a meta.


“Em curto prazo, esses geradores poderão vender sua produção por meio da nossa solução, pois vamos conectá-los a pontos de venda Ambev no Rio de Janeiro que estejam interessados em economizar na conta de luz.


Por isso, a demanda é prioritariamente por usinas já em operação”, afirmou o CEO da Lemon, Rafael Vignoli.


Segundo ele, a ideia é atrair geradores com capacidade a partir de 500 kW, sendo que projetos em conexão ou construção também podem se cadastrar.


Atualmente, a Lemon está conectada a usinas de energia sustentável em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Brasília. Desde 2020, os 2700 clientes já economizaram R$ 3,8 milhões nas contas de luz e deixaram de emitir 2,5 mil toneladas de CO2.


Fonte: Fotovolt


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