As ferrovias são uma das formas de transporte mais ecológicas, mas ainda usam grandes quantidades de eletricidade. Então, por que não operar trens com energia solar ?
Imagem: Divulgação
Parecem trens comuns, mas perto desta estação algo incomum está acontecendo. Eles estão obtendo um pouco de energia diretamente desta fazenda solar ao lado da via.
Leo Murray, Riding Sunbeams
São 123 painéis solares, pegando energia direto do Sol e alimentando -a diretamente no sistema de tração ferroviária por meio dos inversores que você vê na parede ali.
O que isso significa é que, enquanto o Sol estiver brilhando, cada trem que passa por essa seção da linha está captando um pouco da energia de que precisa para se mover, diretamente do sol.
Imagem: Divulgação
Muitas ferrovias estão substituindo trens a diesel por elétricos mais limpos. Mas no Reino Unido, a ferrovia é o maior consumidor individual de eletricidade. Portanto, há um esforço para obter mais de fontes renováveis .
Gareth Dennis, engenheiro ferroviário e escritor
A rede está se descarbonizando e a ferrovia precisa explorar isso. E então você está vendo o vento como um bom exemplo de fornecimento de energia limpa, a energia nuclear certamente faz parte da mistura também.
Mas também existe a energia solar, que está cada vez mais barata como fonte de eletricidade. A energia solar é algo realmente fácil de implantar próximo à infraestrutura em aterros, onde você quiser.
Imagem: Divulgação
E quanto a países com ainda mais sol do que o Reino Unido?
Quase 1000 estações na Índia têm painéis solares em seus rooves. E a Indian Railways planeja ser neutra em carbono até 2030.
A Austrália já possui um trem que funciona inteiramente com energia solar. Suas baterias são carregadas por painéis no teto do trem e na estação. Na verdade, ele exporta 75% da energia que cria de volta para a rede.
Mas este trem percorre apenas uma curta distância e o armazenamento da bateria é limitado.
Gareth Dennis, engenheiro ferroviário e escritor
Eu não acho que veremos trens com muitos painéis solares no topo do telhado zumbindo tão cedo.
Imagem: Divulgação
No entanto, em termos de painéis solares na via ou como parte de uma mistura de rede mais ampla - vejo isso como uma grande parte da eletricidade que abastecerá os trens no futuro.
Você entendeu?
O sistema ferroviário de qual país planeja ser neutro em carbono até 2030?
A Indian Railways planeja ser neutra em carbono até 2030. [Carbono neutro = remover a mesma quantidade de dióxido de carbono do meio ambiente à medida que é liberado no meio ambiente.]
Fonte: Jornal bbc
Comments