top of page

Lightsource bp estreia em solar e faz PPA com Casa dos Ventos

Grupo britânico constrói UFV Milagres, no Ceará, em que uma parte da geração atenderá contrato com a empreendedora de energia.


Imagem: Divulgação


A geradora Casa dos Ventos firmou contrato de compra de energia solar fotovoltaica com a Lightsource bp, empresa de energia renovável da petroleira britânica Bp que estreia no Brasil com a construção da UFV Milagres, de 210 MWp, com previsão de entrar em operação comercial no início de 2024.


O contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) foi assinado pela comercializadora da Casa dos Ventos, uma das principais empreendedoras do setor eólico no País mas que tem estratégia de expandir a geração para a fonte solar.


Com prazo de dez anos, o PPA é o primeiro de longo prazo que a empresa assina como compradora e servirá para atender a um cliente do mercado livre.


Com o PPA, a Lightsource bp viabiliza a estrutura financeira da construção da UFV Milagres, em Abaiara, no Ceará, que demanda investimentos de R$ 800 milhões e cujas obras já se iniciaram.


Além de parte da energia gerada atender a Casa dos Ventos, o restante será comercializado com vários clientes do mercado livre em contratos de menores portes e prazos.


A estratégia das duas empresas demonstra ainda planos ambiciosos em energia solar no País.


A Casa dos Ventos, além de usar a fonte para atender clientes da sua comercializadora, também tem planejamento de adicionar 800 MW de solar fotovoltaica ao seu portfólio de geração renovável nos próximos anos.


Metade disso será para tornar híbridos dois de seus parques eólicos, na Bahia (Babilônia) e no Rio Grande do Norte (Rio do Vento). Os outros 400 MW serão implantados no Sudeste e Centro-Oeste.


Já a Lightsource bp tem um pipeline de projetos para geração solar centralizada no País de 4 GW. A ideia é atender a demanda por energia renovável por meio de PPAs corporativos e em modelagens de autoprodução.


As futuras usinas devem ser construídas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Segundo a empresa, a estratégia envolve atendimento customizado para as necessidades energéticas do cliente, o que inclui certificados de energia renovável (I-RECs).


Fonte: Fotovolt

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page