Os transportes movidos a energia solar estão cada vez mais próximos da vida do cidadão comum.
Essa realidade tem se tornado uma necessidade à medida que o meio ambiente clama por cuidados. Uma atitude que está diretamente ligada a sustentabilidade.
A energia solar é uma fonte renovável e limpa de geração de eletricidade, que se dá através da captação dos raios do sol por meio de placas fotovoltaicas.
Essa fonte de energia é benéfica não só ao meio ambiente em si, mas também para a atmosfera. Por não utilizar combustíveis fósseis, a energia solar não emite gases poluentes.
Isso favorece a não-contribuição ao aquecimento global do planeta e assegura uma melhor qualidade de vida à população. Além disso, evita-se que os recursos naturais não-renováveis se tornem escassos com o tempo.
A partir desse pensamento, muitas empresas já aderem ao uso da energia solar em seus escritórios, lojas, produção, data centers e demais ambientes. Assim como no desenvolvimento dos próprios produtos.
Assim, elas passam a ajudar o planeta e ainda sentem nas finanças uma economia enorme nos gastos com eletricidade.
Além disso, os empresários perceberam que os clientes mais conscientes já abrem mão de adquirir certos produtos ou serviços que não se encaixam na ideia de respeito ao meio ambiente.
Os incríveis meios de transporte movidos a energia solar
Se as empresas estão preocupadas com a adesão da sustentabilidade, nada mais apropriado que desenvolver transportes movidos a energia solar.
Sendo assim, separamos aqui seis exemplos de veículos desenvolvidos com a finalidade de serem sustentáveis e atenderem a população preocupada com o futuro do planeta Terra.
TuranorPlanetSolar

O Turanor Planet possui 648 módulos fotovoltaicas que pesam cerca de 11 toneladas. Fonte: Solar Phys.org
O Turanor Planet Solar, lançado em 2010, é o maior barco movido a energia solar do mundo. O catamarã, que possui 31 metros de comprimento, chega a atingir uma potência equivalente a 127 cavalos (93,5 kW).
A eficiência é estimada em 18,8%. Já sua velocidade média é de 5 nós (9,25 km/h).
Trata-se de um projeto desenvolvido por um neozelandês chamado Craig Loomes e construído pela KnierimYachtbau, em Kiel, na Alemanha. Loomes viajou pelo mundo (584 dias) com o barco exclusivamente à base de energia proveniente dos raios do sol.
O PlanetSolar conta com 127 módulos fotovoltaicos no topo, que cobrem 537 m².
Ao todo, são 648 módulos instaladas no barco, que pesam cerca de 11 toneladas e fornecem um máximo de 120 kW, além de seis blocos de baterias de íon lítio, o que favorece a navegação mesmo quando não há insolação direta.
As células, que são removíveis, permitem que a embarcação abarque um total de 516 m² de energia fotovoltaica plana posicionada diretamente ao sol.
Como curiosidade, o transporte fluvial pode coletar até 8 toneladas de poluição marinha ao navegar pelo oceano. O barco está registrado na Suíça e teve custo em torno de 12,5 milhões de euros.
SunswiftIVy

Um total de 397 células solares movem o SunswiftIVy, capaz de alcançar mais de 100 km/h. Fonte: Sunswift
O SunswiftIVy é um automóvel (protótipo) de três rodas construído em 2009 para participar do Desafio Solar Mundial (World Solar Challage). A competição, disputada no deserto da Austrália, recebe carros movidos a energia solar projetados por especialistas do mundo todo.
Seu projeto foi desenvolvido por estudantes da Universityof New South Wales, situada em Sydney. O carro conta com 397 células solares com 22% de eficiência, e outros 56, com 16%.
Eles são capazes de gerar a singela marca de 1.200W de potência. Um pacote de bateria de polímero de íon de lítio de 24,75 kg também faz parte do protótipo.
O SunswiftIVy quebrou o recorde mundial do Guinness como o veículo mais veloz movido a energia solar do mundo. No dia 7 de janeiro de 2011, o piloto australiano Barton Mawer alcançou a velocidade máxima de 88,5 Km/h, dez a mais que o recorde anterior.
As regras do registro exigiam que o carro fosse alimentado exclusivamente pelo sol, sem uso de bateria. Nesse mesmo ano, durante o Desafio Solar Mundial, o IVy alcançou velocidades máximas acima de 100 Km/h.
O IVy custou em torno de 280 mil dólares e levou 18 meses para ser produzido.
Solar Imp

A aeronave Solar Impulse 2 é composta por 17.248 células solares. Fonte: TED Ideas
O Solar Impulse 2, concluído em 2014, é um dos transportes movidos a energia solar mais curiosos já projetados até hoje.
Afinal, trata-se da primeira aeronave solar a voar durante a noite e a cruzar os dois maiores oceanos do planeta.
Em 2016, os pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg completaram a primeira viagem de volta ao mundo sem combustível em um avião.
Foram 40.000 Km rodados com o intuito de promover o uso de energias renováveis e provar que é possível voar vários dias e noites seguidos apenas com sua utilização.
Durante a aventura, a equipe superou desafios técnicos, humanos e operacionais que nunca haviam sido enfrentados antes.
Apesar dos feitos, o Solar Impulse 2, que é composto por 17.248 célulassolares, não é o primeiro avião solar da história.
O Solar Impulse 1, que realizou o seu primeiro voo de teste em dezembro de 2009, havia sido projetado para permanecer no ar por até 36 horas. O protótipo contava com 11.628 células fotovoltaicas.
O custo de todo o programa foi avaliado em 170 milhões de dólares.
Solartaxi

O Solartaxi completou uma volta ao mundo movido apenas com energia solar. Fonte: Motor1.com
O Solartaxi é mais um transporte movido a energia solar que foi capaz de dar a volta ao mundo. O responsável pela ideia de construir um carro alimentado por raios do sol foi o suíço Louis Palmer.
O professor e palestrante foi o primeiro a cruzar o globo à base de energia solar entre os anos de 2007 e 2008. Foram percorridos mais de 54.000 Km em mais de 40 municípios durante 18 meses.
No entanto, o Solartaxi carregou consigo uma bateria recarregável na eletricidade para percursos noturnos e por países menos ensolarados durante a aventura.
O veículo começou a ser construído ainda em 2004, com a ajuda de patrocinadores e suporte técnico.
Ele leva as cores azul e branco, possui três rodas e carrega guinchado na traseira um trailer com painéis fotovoltaicos. Além disso, atinge velocidades de 90 Km/h.
De acordo com Louis Palmer, o protótipo custou até duas Ferraris para ser construído. Porém, custaria cerca de 10 mil euros se produzido em massa, com um extra de 4 mil euros para os painéis solares.
Teleférico de Tenna

O teleférico da estação de esqui Tenna, na Suíca, é um curioso transporte movido a energia solar. Fonte: Ecofriend
A Suíça novamente se destaca no assunto, desta vez com um teleférico movido a energia solar localizado na estação de esqui Tenna. A atração foi inaugurada em 2012 como uma das pioneiras nesse segmento.
Os painéis fotovoltaicos do teleférico geram energia capaz de transportar os turistas até o topo da montanha.
Cerca de 800 esquiadores são carregados por hora pelo veículo na alta temporada. Os componentes estão instalados sobre uma ponte suspensa com 500 metros de comprimento e cujos módulos solares acompanham o movimento do sol.
A produção de energia atinge o patamar de 90.000 kWh por ano. Aproximadamente 22.000 kWh são necessários para o funcionamento do teleférico.
O dobro da energia necessária para o seu consumo pode ser gerada nos dias de maior radiação solar.
Os custos do gerador solar do teleférico de Tenna foram de aproximadamente 1,5 milhão de dólares.
Solar Bike

A Solar Bike tem autonomia de bateria de 70 km até a próxima recarga. Fonte: The Greenest Post
Entre as opções de transportes movidos a energia solar, a Solar Bike é aquela mais acessível no cotidiano das pessoas. Pelo menos em países que já aderem à tecnologia para os amantes do pedal.
Isso sem contar o fato de ser um veículo perfeito para quem se preocupa com a questão da sustentabilidade e respeito ao planeta, além da mobilidade urbana. Soma-se a isso a oportunidade de garantir uma vida mais saudável.
O responsável pela invenção é o engenheiro dinamarquês JesperFrausig. Vale frisar, aliás, que a Dinamarca divide com a Holanda o título de nação que mais possui habitantes que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
A Solar Bike conta com células solares acopladas em suas rodas. Assim, a energia solar alimenta uma bateria que garante 70 km de autonomia até a próxima recarga, que é feita enquanto a bike está parada, em pé, e em lugares ensolarados.
O meio de transporte elétrico chega a atingir de 25 a 50 Km/h.
No entanto, em termos práticos, as células solares com sombra otimizada podem alimentar a bicicleta em qualquer lugar entre 2 e 25 km por dia, o que depende das horas de luz solar disponíveis.
E se você gostou da lista dos transportes movidos a energia solar que já são realidade, aproveite e deixe aqui seus comentários.
Fonte: www.energiasolarshop.com.br
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