top of page

Conheça grandes empresas brasileiras que investem em energia limpa

O meio corporativo tem investido cada vez mais em práticas sustentáveis, como o uso da energia solar, que também traz economia


O consumidor está cada vez mais consciente, e consequentemente as marcas também. Formas sustentáveis de produção e responsabilidade social nas ações das empresas têm constantemente se tornado determinantes no momento da decisão de compra.


Foto: Pixabay


Cientes deste novo cenário e também buscando alternativas mais acessíveis financeiramente em abastecimento de energia, novos investidores e empresários apostam em energia fotovoltaica.


Os setores de indústria, comércio e serviços já representam cerca de 39,5% de toda energia solar utilizada no Brasil hoje (de acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - Absolar).



O uso de equipamentos de grande porte em processos de produção ou maquinário antigo podem representar alto consumo de energia, com isso a possibilidade de reduzir os gastos beneficia a indústria ao decidir pela energia sustentável.



A alternativa de acompanhar em tempo real a quantidade de energia elétrica que está sendo produzida através da luz solar também é uma medida eficaz na redução do consumo.


Diminuindo custos que podem ser utilizados para a modernização da empresa e gerando mais lucro nos produtos com o valor agregado que a marca conquista por meio de reconhecimento de responsabilidade social atraindo e fidelizando o consumidor consciente e também recebendo mais valor no mercado de ações.



Bom para o bolso e para o meio ambiente


Em meio a uma das maiores crises hídricas da história do Brasil, os baixos níveis nos reservatórios de água refletiram negativamente no bolso da população.


Com o aumento considerável na conta de energia, o cidadão tem buscado alternativas mais baratas e acessíveis no consumo de energia.


A energia solar, acaba sendo a favorita entre as opções disponíveis no mercado, por ser mais econômica a longo prazo, além de sustentável.



A redução do impacto ambiental na cadeia de produção das empresas é importante para marcas que promovam a Responsabilidade Social.


Estabelecendo assim relacionamentos saudáveis com a comunidade, parceiros comerciais, fornecedores e consumidores.


Crise hídrica ameaça abastecimento elétrico no Brasil. — Foto: Freepik


Um estudo recente realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), aponta que as instituições que cultivam boas práticas em ESG (Environmental, Social and Governance - em português: Ambiental, Social e Governança). apresentam resultados melhores ao longo do tempo.


Grandes empresas internacionais como o Walmart, Ikea, Macy’s, Johnson & Johnson, General Motors e FedEx estão entre os 20 maiores negócios em termos de geração de capacidade energética solar nos Estados Unidos e na Europa, onde o mercado da economia sustentável tem demonstrado crescimento acelerado.


Outras marcas de renome como Apple, General Eletric, Google, Intel, L’Oreal e Tiffany & CO têm buscado aumentar cada vez mais sua participação em termos de utilização de energia solar para também alcançar esse patamar.



Conheça também grandes marcas que optaram pela implementação de energia solar fotovoltaica no Brasil:


Renner

No último ano a Renner ampliou de quatro para sete o número de lojas abastecidas com energia solar.


O objetivo é ter 75% do consumo corporativo de energia proveniente de fontes renováveis de baixo impacto.


Porém, 44,3% da energia que a companhia consome já vem de fontes renováveis de baixo impacto.


Magazine Luiza

A gigante varejista investiu R$ 18 milhões para implementar o fornecimento de energia solar em 214 lojas.


Hoje são 1.100 lojas em todo o país. No modelo de fornecimento escolhido pela Magalu não há necessidade de instalar as placas fotovoltaicas em nenhuma loja, pois todo o fornecimento será fornecido pela empresa GreenYellow, em formato de aluguel.


Mercado Livre

A sede do Mercado Livre comporta a maior instalação de placas de energia fotovoltaicas no Brasil.


Esse gigantesco sistema para produção de energia solar é parte do projeto de responsabilidade social estabelecido na filial brasileira da empresa.



São 2 mil placas fotovoltaicas instaladas em uma área de 4,7 mil metros de telhado. O sistema é capaz de gerar até 700 MWh ao ano, e contribui para evitar a emissão de quase 100 toneladas de CO2/ano na atmosfera, o equivalente a 560 árvores plantadas no período.


Além das instituições mencionadas, a Claro, Petrobras, Natura, MRV, Banco do Brasil e Ambev engrossam a lista das milhares de organizações que adotaram a sustentabilidade e a economia.



Fonte: g1

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page