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BMW cria sistema de recarga para carros elétricos abastecido com energia solar

A BMW criou uma solução interessante e sustentável para o carregamento de veículos elétricos no Brasil.


Conhecida por ser uma das pioneiras desse mercado no País, a montadora alemã fez parceria com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo Solvi e a Energy Source para desenvolver uma estação de recarga abastecida com energia solar.


Estações de recarga utilizam sol para ter energia limpa e não depender de rede pública elétrica. Imagem: BMW Group Brasil/Divulgação


O equipamento é desconectado do sistema elétrico de distribuição e atua como alternativa para eventuais problemas com abastecimento de energia.


A proposta, inclusive, foi considerada um dos cinco melhores projetos do Programa mundial de Inovação e Intraempreendedorismo, promovido pela matriz global da BMW na Alemanha, durante o último mês de abril.



“O futuro da mobilidade premium será elétrico e o desenvolvimento de uma infraestrutura é essencial”, afirmou Márcio Fonseca Filho, diretor de suporte ao cliente da marca no Brasil, em comunicado à imprensa.


Com o projeto, o executivo explica ainda que a empresa pode oferecer uma solução ecológica para os clientes abastecerem as baterias de alta voltagem de maneira limpa.


O sistema de recarga foi criado a partir de baterias usadas e retiradas de diferentes unidades do BMW i3, primeiro modelo 100% elétrico vendido no Brasil.


O veículo foi produzido com uma fonte de alta voltagem formada por diversos módulos, que permitem rápido acesso e troca individual de cada componente em eventual necessidade de reparo.


BMW cria sistema de recarga elétrica solar para carros no Brasil. Imagem: BMW Group Brasil/Divulgação


Caso houver necessidade específica de substituição, as baterias podem, antes de serem recicladas, passar por reutilização na nova solução de recarga.


A estação de carregamento conta com oito conjuntos de painéis solares para converter a energia do sol em eletricidade.



O poder gerado é, então, armazenado em um banco de baterias usadas, formado por outros seis módulos.


Em seguida, o equipamento é acoplado a um inversor que monitora a energia produzida e alimenta veículos elétricos utilizando um carregador BMW Wallbox.


Fonte: Mundo Conectado


De acordo com a BMW Brasil, os testes realizados obtiveram resultados satisfatórios, aumentando a autonomia de um veículo elétrico em 100 quilômetros após duas horas de recarga.


As informações coletadas permitem avançar na ideia do uso de unidades móveis em eventos ou até mesmo em locais distantes, com menos acesso à rede elétrica pública.


Além disso, novos experimentos estão sendo planejados para aumentar a capacidade de armazenamento de energia e diminuir o tempo de carregamento.



Vale ressaltar que outro benefício direto é a utilização da energia solar e a extensão da vida útil das baterias elétricas em meio ao conceito de economia circular, visto que o Brasil possui várias fontes renováveis.


Acrescentar o uso do sol é deveras benéfico na eletrificação do mercado de automóveis do País.


Fonte: Mundo Conectado


Ainda conforme a BMW, as metas alcançadas com o projeto têm como o foco o ano de 2030.



Até lá, a montadora espera reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 40% no uso e em 20% nos fornecedores, sempre tendo como base o ano de 2019.


Fonte. Olhar Digital


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