top of page

As Vantagens da Energia Solar para Mercados e Supermercados

Supermercados e a energia solar: uma parceria econômica e rentável

Imagem: Divulgação


A luz do sol é o insumo mais popular quando pensamos em alternativas para os meios tradicionais da energia elétrica.


Essa fonte sustentável e renovável dá vida aos meios de energia solar, possibilitando um meio consciente, econômico e cheio de vantagens para empresas de pequeno e grande porte.



Ao pensar em um modelo de energia solar, é possível indicar que os mercados são os negócios que mais podem se beneficiar com esse sistema. Isso pode acontecer por diversos motivos, inclusive quando consideramos a alta demanda elétrica nesses locais.

Imagem: Divulgação


Luzes potentes, equipamentos frigoríficos e outras tecnologias são os grandes responsáveis pelos valores altos na conta elétrica de pequenos e supermercados.


Neste sentido, as soluções solares chegam para baratear o consumo, armazenar e distribuir uma energia sustentável para o seu comércio.



Saiba mais sobre a energia solar e suas principais vantagens quando falamos nas instalações em mercados!

Imagem: Divulgação


Antes mesmo de entender as vantagens do sistema fotovoltaico para mercados de pequeno e grande porte, é importante considerar algumas das informações sobre esse meio alternativo de eletricidade.


A energia solar, como o próprio nome diz, é uma rede de eletricidade proveniente do sol.



Com essa fonte reutilizável, é possível capturar a luz do dia por meio dos painéis solares, armazenar essa energia em baterias e a transformá-la de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) pelos inversores solares.

Imagem: Divulgação


A instalação de um sistema fotovoltaico deve ser feito por uma empresa especializada no mercado e contar com um kit de instalação com os principais itens para que o funcionamento do sistema seja possível.


No kit, você conta com painéis solares, string box, cabos de conexão, conectores, inversor solar e uma estrutura de fixação.



Todos os materiais podem ser comprados em conjunto com a empresa instaladora, uma vez que estas já contam com os contatos e fornecedores de confiança no mercado para a execução.

Imagem: Divulgação


Por que mercados devem considerar a energia solar

Os custos com a energia elétrica tendem a ser extremamente altos para pequenos e supermercados.


Esses gastos acontecem muito pelo uso de luzes de forma constante, equipamentos frigoríficos e outras tecnologias que consomem da rede elétrica dentro dos estabelecimentos.


Além disso, deve-se considerar o aumento das taxas e crise elétrica em diversos locais do país. Quanto maior a demanda de energia, maiores serão os gastos.

Imagem: Divulgação


Neste contexto, uma das vantagens para energia solar é ser a solução para pequenos, médios e grandes empreendedores e donos de comércios que sofrem com as contas de energia e acabam prejudicando os retornos financeiros dos estabelecimentos.



As instalações solares têm grande vantagem sobre os meios tradicionais de eletricidade, uma vez que além de superarem os valores na conta de energia elétrica, podem dar um retorno financeiro do investimento de 4 a 6 anos.


Outro grande motivo para a instalação são os avanços tecnológicos no mercado solar, que estão possibilitando o barateamento de equipamentos e profissionais cada vez mais qualificados para realizar o procedimento de forma completa e responsável.

Imagem: Divulgação


Vantagens da energia solar para pequenos e grandes mercados


Redução na conta de energia elétrica

A vantagem mais considerada nos primeiros estudos da energia fotovoltaica com certeza são os benefícios que trazem para o bolso do consumidor. Para o seu mercado, essa condição não é diferente.



Com a instalação, é possível notar uma redução de até 95% na conta de energia elétrica. Inclusive, empresários relatam que conseguirão economizar até R$ 40 mil nos gastos com eletricidade dentro de um ano.

Imagem: Divulgação


Retorno financeiro

Além da redução quase imediata na conta elétrica, outra das vantagens da instalação da energia solar é um retorno financeiro entre 4 e 6 anos. Isso quer dizer que esse tipo de instalação “se paga” após poucos anos da instalação dos painéis solares.


Instalação simplificada e baixa manutenção

A instalação pode parecer um desafio para muitos empresários, mas a realidade é que o crescimento das empresas especializadas no mercado deixa cada vez mais confiança para seguir com o sistema de energia solar.



Além de contar com uma empresa de confiança, os painéis solares são conhecidos pela sua baixa manutenção, investimento que só deve ser considerado uma vez ao ano para a limpeza do material, ou a cada 6 meses para locais com maior índice de ventania ou poluição.

Imagem: Divulgação


Linhas de financiamento

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 70 linhas de crédito para os interessados na instalação de um sistema solar. Essa medida de incentivo possibilita o financiamento e descontos para a compra e instalação dos painéis solares no seu estabelecimento.


É um meio renovável

Ter um meio sustentável de energia solar traz muitas vantagens para o meio ambiente. Ao optar por esse caminho, os mercados podem comunicar a sua preocupação com a sustentabilidade e incentivar que mais medidas para o incentivo da energia solar sejam estabelecidas em solo brasileiro.



Esse tipo de atitude combina muito com os tempos atuais, nos quais os consumidores estão cada dia mais preocupados com questões ambientais e que afetarão as próximas gerações, como a produção de CO² e o aquecimento global.

Imagem: Divulgação


Novas tecnologias

Assim como mais profissionais especializados, as novas tecnologias são uma grande vantagem para os mercados de pequeno e grande porte que desejam caminhar junto à energia solar.



Com os avanços tecnológicos, é possível notar a redução significativa nos valores dos materiais necessários para a instalação, barateando cada vez mais o processo inicial do sistema fotovoltaico em economias diretas para o seu negócio.

Imagem: Divulgação


Mercado em crescimento

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil é capaz de produzir 15 trilhões de megawatts no ano. Esse número significa muito para este país tropical, uma vez que o faz como um ponto de interesse para possíveis investidores no mercado de energia solar.



Quanto maiores os incentivos e investimentos neste setor, melhor serão os produtos, instalações, empresas e todos os processos relacionados ao sistema fotovoltaico no país; abrindo porta para mini e supermercados em um ambiente em constante crescimento.


Fonte: solstar

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page