Pensar em ações e projetos que sejam social, ambiental e economicamente responsáveis tornou-se imperativo no mundo empresarial. De acordo com a ONU, o Brasil ocupa a sexta posição entre os mercados que mais exigem ações sustentáveis das empresas e, neste contexto, os shopping centers ocupam papel de protagonista na mudança de paradigmas no setor. COM INICIATIVAS AMBIENTAIS E SOCIAIS CADA VEZ MAIS BEM ESTRUTURADAS, OS SHOPPINGS BRASILEIROS TORNAM-SE MAIS VERDES E INCLUSIVOS.

Neste contexto, a Abrasce, em parceria com o Grupo Datacenso, acaba de lançar a segunda edição do Relatório de Sustentabilidade, que mapeou as principais iniciativas dos empreendimentos brasileiros, que celebram conquistas importantes, especialmente quando o assunto trata de avanços sociais e ambientais. “Nosso objetivo é aprimorar o relatório a cada ano, além de incentivar o setor a olhar para outras vertentes da sustentabilidade, às vezes pouco populares, mas sempre com alta relevância”, comenta o presidente da Abrasce, Glauco Humai. O estudo analisa nove indicadores, dois a mais que o anterior: logística reversa e carros elétricos. Além disso, ele está dividido em três frentes: índices que não se alteraram de um ano para o outro; os que evoluíram; e as novidades. Temas estáveis O percentual de shoppings que realizam tratamento e/ou reutilizam água se manteve no mesmo patamar, em relação ao ano passado. No total, 56% dos shoppings fazem este tipo de ação. Apesar de os shoppings terem adotado medidas que tratam ou reutilizam este recurso natural, outras ações podem ser feitas, como: o mapeamento de uso, gasto e desperdício; realização de auditorias e processos de manutenção; e investimento em tecnologias que ajudem a economizar água. Além deste tema, as áreas verdes continuam na lista de prioridades dos empreendimentos, que são importantes mantenedores de jardins, praças, hortas comunitárias e espaços de preservação, 52% dos shoppings afirmaram manter áreas verdes, internas e externas. Por meio dessas atitudes, o setor contribui para que as cidades tenham mais zonas arborizadas, auxiliando na redução da poluição e na diminuição das temperaturas.


Em evolução Um dos destaques do estudo foi com relação à energia. O setor acompanhou a tendência mundial de utilização de fontes de energia renováveis e apontou que 84% dos shoppings estão fazendo o uso consciente de energia. Este dado vai ao encontro da previsão da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Outro tema em alta no setor diz respeito ao Controle de Emissão de Gases. Uma vez que a emissão de carbono está diretamente ligada ao aquecimento global, a ONU estima que ela precisa ser reduzida em 55% até 2030. Por isso, os shoppings não têm medido esforços para melhorar o indicador.

Carros Elétricos Atualmente, mais de 12% dos shoppings centers já oferecem tomadas para carregarem veículos elétricos e híbridos, e muitos outros estabelecimentos têm projeto para atender essa nova demanda. Fonte: revistashoppingcenters Quer ficar bem informado(a) sobre os informativos da Energia Solar Shop, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos www.energiasolarshop.com.br/area-de-membros