Buscar

A sustentabilidade nas empresas: do discurso à prática

Meio Ambiente, Poluição, Sustentabilidade


Sustentabilidade: Do discurso à prática nas empresas

De maneira geral, o termo “Sustentabilidade” está relacionado a utilização de um recurso natural de modo que ele não seja extinto na natureza. Contudo, esse conceito é muito mais amplo do que parece. É importante, porém, termos em mente 4 expressões quando falamos de sustentabilidade nas empresas:


Ecologicamente correto: Se um produto é ecologicamente correto, sua matéria-prima/ desenvolvimento foi feito a partir de um material renovável;

Economicamente viável: Se um produto é economicamente viável, significa que seu custo não se tornou mais alto porque é originário de algo renovável;

Socialmente justo: A criação do produto não gerou impactos negativos na sociedade, tanto dentro quanto fora da empresa;

Culturalmente diverso: Esse material engloba uma diversidade de culturas em todo o processo de criação do produto.


Parece complicado?


As atitudes por trás dessa palavra são mais simples do que parecem. Isso porque sustentabilidade pode ser o equilíbrio entre o que precisamos da natureza e o que oferecemos em troca, isto é:


Ser sustentável é economizar recursos e utilizar melhor o que consumimos como água e energia, por exemplo, e acima de tudo contagiar a todos para que façamos cada vez mais antes que seja tarde.


Sustentabilidade é reciclar, diminuir os resíduos e poluentes e pensar para onde vai tudo o que a gente produz e descarta, portanto, que sejamos de fato conscientes.

O forte crescimento do número de empresas que incluem a sustentabilidade em seu planejamento estratégico indica que esse compromisso está em crescimento.


Dessa maneira, as empresas não têm apenas discursado sobre práticas sustentáveis como também executado no dia a dia. Elas têm entendido a conexão entre inovar e ser sustentável.


Inovação e sustentabilidade, são conceitos praticamente inseparáveis!


Então, para atingir suas metas de crescimento sustentável, as empresas devem buscar novas formas de fazer negócios o que leva à ideia de inovação sustentável através de:

Reciclagem;

Energia limpa;

Tratamento de Resíduos;

Reflorestamento;

Plástico verde.

Unilever

Algumas empresas brasileiras são exemplo de responsabilidade socioambiental como, por exemplo, a Unilever.


Ao considerar a sustentabilidade como parte de seu negócio, a Unilever passou a influenciar 2 bilhões de pessoas em 182 países.


Sua influência tem como objetivo principal incentivar as empresas a comprar, usar e descartar produtos de forma mais racional.


Como os recursos naturais são limitados, a Unilever tem a meta de crescer sem aumentar o consumo de matérias primas.


Um exemplo é o investimento em produtos concentrados, e desde 2008 a empresa vem substituindo os produtos tradicionais.


A Unilever também ajudou a criar e a manter 103 centros de reciclagem em 24 cidades de 8 estados.


Natura

Outro bom exemplo é a Natura que adota embalagens 100% recicláveis.


As ações da Natura reduzem a emissão de gases de efeito estufa, assim como na geração de resíduos em sua produção de cosméticos.


Faber-Castell


Faber Castell, a empresa conta com uma linha de produtos eco a lápis, que é produzida usando como matéria prima recursos naturais renováveis. Cerca de 95% desses lápis são produzidos usando madeira de reflorestamento.


Braskem, com a inauguração de uma fábrica de polietileno verde no Rio Grande do Sul um novo projeto na área de plásticos renováveis.


Braskem



A Braskem mira a liderança global em química sustentável.


Ela possui programas para gerenciar ou reduzir impactos ambientais no transporte de produtos e materiais utilizados em suas operações.


Mais de 80% da produção da empresa é oriunda de processos cobertos por sistemas de gestão ambiental certificados.


Sustentabilidade do discurso à prática


Infelizmente, muitas companhias ainda investem em iniciativas sustentáveis mais preocupadas com a visibilidade da marca e com a repercussão da mídia do que com o conteúdo das ações e com os avanços que podem gerar.


Enfim, o que devemos fazer é torcer e fazer a nossa parte em prol da conscientização, para que cada vez mais empresas adiram a programas sustentáveis.


Gostou? Quer ficar bem informado sobre as notícias da Energia Solar Shop, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos energiasolarshop.com.br

Participe da Comunidade Solar
 

Inscreva-se em nossa Newslatter
Receba novidades e promoções!

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Economize e Preserve o Futuro

Energia Solar ao Alcance de Todos

contato@energiasolarshop.com.br

Edifício: Renaissance Work Center

Rua Paraíba 550, 9º Andar, Belo Horizonte, MG, CEP 30130-140, Brasil

CNPJ: 20.684.738/0001-22 | IE: 3593646.00-02
​Preços e Estoques sujeitos à alteração. As fotos expostas são meramente ilustrativas. 
Compra Segura, entregamos para Todo Brasil. Consulte a disponibilidades através da nossa Central de Atendimento.


Considerada multiespecialista em Energia Solar Fotovoltaica, especializada em produtos solares, equipamentos, iluminação, limpeza solar e soluções solares, a Energia Solar Shop apresenta aos seus Clientes a maior variedade de produtos sustentáveis, são mais de 1.000 mil itens divididos em diversos departamentos. Aqui, você encontra Iluminação Solar, Mochilas Solares, Carregadores, Bombas Solares, Painéis Solares, Kits Solares, Limpeza Solar, Estruturas, Telhas Solares, Ferramentas, Conexões, Exaustores, Decoração, Casa e Jardim, Segurança Solar, Cursos, Notícias, Eventos e muito mais. Participe dos Maiores Grupos de Energia Solar do Brasil. Clique aqui para acessar nossa plataforma.

 

Não tenha dúvidas: a Energia Solar Shop pode ajudar você a economizar e construir uma planeta melhor. Navegue pelas diversas categorias, segmentos, departamentos, diretórios do Shop e conheça mais sobre nossos produtos, além das milhares de Ofertas disponíveis. 

 

Todos os direitos reservados 2020©.